Formação de professores e políticas públicas na contemporaneidade: Desafios e perspectivas (inter) nacionais

Biblos-e Archivo/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author D’Água, Solange Vera Nunes Lima
dc.contributor.author Paziani, Rodrigo Ribeiro
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:44:24Z
dc.date.available 2018-02-22T18:44:24Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation Journal of Supranational Policies of Education 6 (2017): 4-30 en_US
dc.identifier.issn 2340-6720 (online) es_ES
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10486/681284
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é o de promover um debate sobre as relações entre a formação permanente de professores e as políticas públicas adotadas no Brasil, os problemas, desafios e perspectivas em âmbito (inter)nacional, com destaque para o curso de formação realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), interior do Estado de São Paulo, entre 2011 e 2014, tendo por instrumento institucional o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Aspectos de estruturação e organização na formação de professores são apresentados a partir de legislações, assim como, busca-se refletir sobre o papel do Estado e das relações de poder que costumeiramente entram no campo da tensão ideológica. Através da parceria UNESP e PARFOR, o artigo procura analisar a relevância de políticas de formação continuada, a valorização das experiências e o papel fundamental destes processos formativos na re-elaboração de saberes e práticas docentes pt_PT
dc.description.abstract El objetivo de este artículo es el de promover un debate sobre las relaciones entre la formación permanente de profesores y las políticas públicas adoptadas en Brasil, los problemas, desafíos y perspectivas en el ámbito (inter) nacional, haciendo hincapié en el curso de formación realizado en la Universidad Paulista (UNESP), en el Estado de São Paulo, entre 2011 y 2014, teniendo por instrumento institucional el Plan Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica (PARFOR), vinculado al Ministerio de Educación (MEC). Los aspectos de estructuración y organización en la formación de profesores se presentan a partir de legislaciones, así como la búsqueda de la reflexión sobre el papel del Estado y de las relaciones de poder que habitualmente entran en el campo de la tensión ideológica. A través de la asociación UNESP y PARFOR, el artículo busca analizar la relevancia de políticas de formación continuada, la valorización de las experiencias y el papel fundamental de estos procesos formativos en la re-elaboración de saberes y prácticas docentes es_ES
dc.format.extent 27 pag. es_ES
dc.format.mimetype application/pdf en
dc.language.iso por en
dc.publisher Universidad Autónoma de Madrid. Grupo de Investigación sobre Políticas Educativas Supranacionales (GIPES) es_ES
dc.relation.ispartof Journal of Supranational Policies of Education en_US
dc.subject.other Formación del profesores es_ES
dc.subject.other Políticas públicas es_ES
dc.subject.other Experiencias educativas es_ES
dc.subject.other Procesos formativos es_ES
dc.subject.other Desafíos (inter) nacionales es_ES
dc.title Formação de professores e políticas públicas na contemporaneidade: Desafios e perspectivas (inter) nacionais pt_PT
dc.title.alternative Formación de profesores y políticas públicas en la contemporaneidad: Desafíos y perspectivas (inter) nacionales es_ES
dc.type article en
dc.subject.eciencia Educación es_ES
dc.identifier.publicationfirstpage 4 es_ES
dc.identifier.publicationissue 6 es_ES
dc.identifier.publicationlastpage 30 es_ES
dc.type.version info:eu-repo/semantics/publishedVersion en
dc.rights.accessRights openAccess en


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record