Desafios e possibilidades para trabalhar relevo na educação geográfica

Biblos-e Archivo/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author García de la Vega, Alfonso es_ES
dc.contributor.author Barbosa de Morais, Eliana Marta es_ES
dc.contributor.other UAM. Departamento de Didácticas Específicas es_ES
dc.date.accessioned 2015-06-10T08:38:24Z
dc.date.available 2015-06-10T08:38:24Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation Revista Geográfica de América Central 2.47E (2011): 1-9 es_ES
dc.identifier.issn 1011-484X (print) en_US
dc.identifier.issn 2215-2563 (online) en_US
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10486/666667 en_US
dc.description.abstract Nesse trabalho apresentamos e discutimos o tratamento do relevo no currículo do ensino básico. A escassa menção curricular e a simplificação das formas do relevo nos livros didáticos, atendendo a critérios altimétricos ou a imagens simples, deixa de lado o conhecimento da gênese e da dinâmica dos processos criadores do relevo. Os conceitos e critérios de classificação das formas do relevo devem constituir a chave dos saberes pedagógicos do conteúdo, de modo que, a questão essencial do processo de ensino e aprendizagem seja como atribuir significados a todos esses conteúdos geográficos. Nossa proposta promove aprendizagens significativas desde o conhecimento dinâmico das formas do relevo, tanto, por relações intrínsecas com as temáticas físico-naturais como pelas interações socioeconômicas e culturais da atividade humana. De fato, esta aprendizagem alcança a sensibilidade e os valores das temáticas físico-naturais e seus processos dinâmicos, que originam situações de risco para as ocupações humanas pt_PT
dc.description.abstract En este trabajo se presenta y discute el tratamiento del relieve en el currículo de la enseñanza básica obligatoria. La escasa mención curricular y la simplificación de las formas de relieve en los libros de texto, atendiendo a criterios altimétricos o a imágenes simples, deja de lado el conocimiento de la génesis y la dinâmica de los procesos creadores del relieve. Los conceptos y los criterios de clasificación de las formas del relieve deben constituir la clave de los saberes pedagógicos del contenido, de modo que la cuestión esencial del proceso de enseñanza e aprendizaje sea cómo aportar significados a todos estos contenidos geográficos. Nuestra propuesta promueve los aprendizajes significativos desde el conocimiento dinâmico de las formas del relieve, tanto, por relaciones intrínsecas con las temáticas físico-naturales como por las interacciones socioeconômicos y culturales de la actividad humana. De hecho, este aprendizaje alcanza la sensibilidad y los valores de la naturaleza y sus procesos dinâmicos, que originan situaciones de riesgo para los poblamientos humanos. es_ES
dc.format.extent 9 pag. es_ES
dc.format.mimetype application/pdf en_US
dc.language.iso por es_ES
dc.publisher Universidad Nacional de Costa Rica - Escuela de Ciencias Geograficas es_ES
dc.relation.ispartof Revista Geográfica de América Central es_ES
dc.subject.other Relieve es_ES
dc.subject.other Proceso de enseñanza y aprendizaje en Geografía es_ES
dc.subject.other Saberes didácticos del contenido es_ES
dc.title Desafios e possibilidades para trabalhar relevo na educação geográfica pt_PT
dc.type article en_US
dc.subject.eciencia Educación es_ES
dc.subject.eciencia Geografía es_ES
dc.identifier.publicationfirstpage 1 es_ES
dc.identifier.publicationissue 47E es_ES
dc.identifier.publicationlastpage 9 es_ES
dc.identifier.publicationvolume 2 es_ES
dc.type.version info:eu-repo/semantics/publishedVersion en_US
dc.rights.accessRights openAccess en_US
dc.authorUAM García De La Vega, Alfonso (262018)


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record