Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Alexandre Rocha da
dc.contributor.authorValle, Julio César Augusto do
dc.date.accessioned2015-06-15T16:26:05Z
dc.date.available2015-06-15T16:26:05Z
dc.date.issued2014-12
dc.identifier.citationRevista Internacional de Educación para la Justicia Social 3.2 (2014): 235-250es_ES
dc.identifier.issn2254-3139es_ES
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10486/666799
dc.description.abstractDedicamo-nos a refletir em que medida a educação incorpora as ideologias provenientes da suposta democracia racial brasileira em suas práticas e discursos. O modo como tais ideologias repercutem nas escolas é examinado com referencial situado em Freire e Russell. Nossa discussão situa-se na abordagem, em um primeiro momento, histórica, das realidades sociais que produziram as condições perniciosas de vida do negro e do mulato no Brasil. Evidenciamos o modo como tais ideologias orientam o discurso e a prática educacionais como tentativa de apresentar as mistificações às quais os educadores devem manter-se atentos. Concentramo-nos na conjugação da ideologia do mérito com o mito da democracia racial e também nos resultados perniciosos que tal articulação promove dentro das escolas e fora delas. Deslindamos o artigo com a conclamação dos educadores críticos comprometidos com a justiça social à crítica das pretensas verdades encerradas pelo capitalismo por meio do enfrentamento das mistificações que impregnam o cotidiano das escolaspt_PT
dc.description.abstractWe dedicate ourselves to reflect the extent to which education incorporates ideologies from alleged Brazilian racial democracy in their practices and discourses. The way such ideologies reverberate in schools is examined from theoretical located in Freire and Russell. Our discussion lies in the approach, at first historical, the social realities that produced the pernicious living conditions of the black and mulatto in Brazil. Then we show how such ideologies guiding speech and educational practices as an attempt to present mystification which educators must remain vigilant. We focus on the combination of the ideology of merit to the myth of racial democracy and also the harmful results that such articulation promotes within and outside schools. We conclude the article with a call for critical educators committed to social justice to the critics of alleged truths of capitalism through the confrontation of mystification that today pervade the lives of schoolsen_US
dc.description.abstractReflejamos el grado en que la educación brasileña incorpora ideologías de supuesta democracia racial en sus prácticas y discursos. La forma en que éstas ideologías reverberan en las escuelas se examina desde la perspectiva teórica de Freire y Russell. Nuestra discusión parte de las realidades sociales históricas que han contribuido a generar las condiciones de vida perniciosas que hoy viven el negro y el mulato en Brasil. Mostramos cómo estas ideologías marcan un discurso y unas prácticas educativas que invitan a los profesores a mantenerse vigilantes. A continuación nos centramos en la combinación de la ideología del mérito con el mito de la democracia racial y también con los resultados nocivos que esta articulación promueve dentro y fuera de las escuelas. Se concluye el artículo con una llamada a los educadores comprometidos con la justicia social para que sean críticos con las supuestas verdades del capitalismo confrontándose con la mistificación que hoy impregna la vida de las escuelases_ES
dc.format.extent16 pag.es_ES
dc.format.mimetypeapplication/pdfen
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidad Autónoma de Madrid. Grupo de Investigación "Cambio Educativo para la Justicia Social" (GICE)es_ES
dc.publisherRed Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE)es_ES
dc.relation.ispartofRevista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS)es_ES
dc.subject.otherDemocracia raciales_ES
dc.subject.otherMéritoes_ES
dc.subject.otherNegroses_ES
dc.subject.otherEducaciónes_ES
dc.subject.otherOrganización de clase en Brasiles_ES
dc.titleO mérito e a mito da democracia racial: Tópicos de uma discussãopt_PT
dc.title.alternativeThe merit and the myth of racial democracy: topics of a discussionen_US
dc.title.alternativeEl mérito y el mito de la democracia racial: temas de discusiónes_ES
dc.typearticleen
dc.subject.ecienciaDerechoes_ES
dc.subject.ecienciaEducaciónes_ES
dc.identifier.publicationfirstpage235es_ES
dc.identifier.publicationissue2es_ES
dc.identifier.publicationlastpage250es_ES
dc.identifier.publicationvolume3es_ES
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionen
dc.rights.accessRightsopenAccessen


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record