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Do direito á aprendizagem: Perspectivas teóricas e decorrências para práxis educativa na educaçâo básica
dc.contributor.author | Menegat, Jardelino | |
dc.contributor.author | Lindemann, Júlio César | |
dc.contributor.author | Seniw, Rafael Meira | |
dc.date.accessioned | 2017-06-30T12:23:21Z | |
dc.date.available | 2017-06-30T12:23:21Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | Didáticas Específicas 16 (2017): 61-79 | es_ES |
dc.identifier.issn | 1989-5240 | es_ES |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10486/678829 | |
dc.description.abstract | O texto é o resultado de uma análise descritiva e documental da educacao basica. A apresenta uma análise dos propósitos e objetivos da educação básica, identificando as perspectivas teóricas subjacentes e as suas consequências para a prática educativa em relação ao ensino e aprendizagem. Os pressupostos teóricos foram selecionados com base nos temas emergentes da análise documental dos dispositivos legais, decorrentes da utilização da técnica de análise de conteúdo. O pleno desenvolvimento do aluno; a formação de valores e atitudes; pensamento crítico e autonomia intelectual, através do desenvolvimento da capacidade de aprender ao longo da vida; a compreensão das bases científicas e tecnológicas dos processos de produção; a preparação básica para o trabalho e educar os cidadãos são enfatizadas as dimensões a serem incluídas nos processos do ensino e aprendizagem | es_ES |
dc.description.abstract | El texto es el resultado de una investigación descriptiva y documental. Presenta un análisis de los propósitos y objetivos de la educación básica, identificando las perspectivas teóricas subyacentes y sus consecuencias para la práctica educativa en relación a la enseñanza-aprendizaje. Los presupuestos teóricos se seleccionaron en base a los temas emergentes del análisis documental de los dispositivos legales, derivados de la utilización de la técnica de análisis de contenido. El pleno desarrollo del alumno; la formación de valores y actitudes; el pensamiento crítico y la autonomía intelectual, a través del desarrollo de la capacidad de aprender a lo largo de la vida; la comprensión de las bases científicas y tecnológicas de los procesos de producción; la preparación básica para el trabajo y educar a los ciudadanos están enfatizadas en las dimensiones que se incluirán en los procesos de enseñanza-aprendizaje | es_ES |
dc.format.extent | 19 pag. | es_ES |
dc.format.mimetype | application/pdf | es_ES |
dc.language.iso | spa | es_ES |
dc.publisher | Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didácticas Específicas | es_ES |
dc.relation.ispartof | Didácticas Específicas | es_ES |
dc.rights | © 2017 Didácticas Específicas | es_ES |
dc.subject.other | Derecho de aprender | es_ES |
dc.subject.other | Enseñando y aprendiendo | es_ES |
dc.subject.other | Praxis educacional | es_ES |
dc.title | Do direito á aprendizagem: Perspectivas teóricas e decorrências para práxis educativa na educaçâo básica | es_ES |
dc.type | article | es_ES |
dc.subject.eciencia | Educación | es_ES |
dc.identifier.publicationfirstpage | 61 | es_ES |
dc.identifier.publicationissue | 16 | es_ES |
dc.identifier.publicationlastpage | 79 | es_ES |
dc.type.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | es_ES |
dc.rights.accessRights | openAccess | es_ES |